quinta-feira

Como fazer para evitar problemas com os encanamentos de água

Os encanamentos ou rede hidráulica veem com a casa e só costumamos tomar conhecimento deles quando acontece um problema que acaba comprometendo o nosso ritual cotidiano, não é verdade?

Eles costumam dar conta do recado, mas se não cooperamos, se desenvolvemos alguns hábitos e/ou os negligenciamos – eles, os problemas, vão acabar aparecendo.

Daí a necessidade de adotarmos alguns procedimentos e desenvolvermos alguns hábitos que vão deixá-los continuar como ilustres desconhecidos dos moradores/usuários do espaço.
Vejamos: 
- não jogar detritos – quaisquer – nos ralos para evitar entupimento; 
- utilize telas de proteção para reter restos de alimentos na pia da cozinha, e no banheiro para os fios de cabelo e outros detritos; 
- não jogar papel higiênico ou absorvente íntimo no vaso sanitário, pois, apesar de, em tese, se dissolverem, pode levar a um acúmulo e entupir os canos, senão ao próprio vaso sanitário;
Como pode ver, são medidas e procedimentos simples, mas que dão conta do recado.

Alguns procedimentos mais simples podem ser feitos por você mesmo, mas em casos mais estruturais, mais graves, deve buscar o recurso de um profissional.
Veja também: 
Como fazer manutenção e correção de instalações da casa 
Como fazer para conservar e não entupir o seu vaso sanitário 
Como fazer para desentupir o vaso sanitário com facilidade
Em caso de algum problema no sistema, não deve economizar nos materiais utilizados nos reparos. Prefira aqueles de qualidade. Converse com o responsável pelo trabalho.

Uma boa ideia é – mesmo sem algum problema evidente – fazer uma vistoria básica por um profissional, tipo uma vez por ano, sobretudo se andou negligenciando com os cuidados no uso/manutenção de sua rede hidráulica/encanamentos.

É importante lembrar que o sistema vai passar muito bem, continuando como um ‘auxiliar desconhecido’ se estas regrinhas forem observadas por todos os moradores/usuários.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.