sexta-feira

Como fazer para trocar facilmente o vidro quebrado de uma janela

Não chega a ser uma situação rara, ter um vidro de janela quebrado ou mesmo de uma porta, mas o processo de substituição é simples e você mesmo pode fazer a troca.

O ideal é trabalhar na horizontal, mas, pelo menos no caso das janelas fica mais difícil.

Vamos lá. Usando um alicate, retire os cacos do vidro quebrado.

A massa velha pode ser retirada com uma espátula ou, se muito dura, utilize um formão e martelo – tomando cuidado com as marteladas para não comprometer ou outros vidros – e vá retirando até último vestígio.

Meça a largura e cumprimento do caxilho, ou a parte interna do encaixe na esquadria, subtraindo algo em torno de 4 mm nos dois sentidos para o encaixe adequado.

Leia tambémComo fazer para aplicar e/ou substituir a massa de vidros das janelas

Recolocando o vidro.

Use a massa de vidraceiro nova, encontrada facilmente no comércio do gênero, bem mole. Corte-a em tiras e usando as mãos enrole até ficarem com a espessura de um lápis.

Aplique as tiras em volta de toda a esquadria e encaixe o vidro, pressionado com os dedos para que fique bem colado à massa.

Verifique se o vidro está bem plano, isto é, perfeitamente paralelo à superfície da esquadria.

Depois aplique a massa do outro lado do vidro – com cuidado para não deslocá-lo –, alise com os dedos deixando-a uniforme e, se necessário, retire a massa excedente dos dois lados do vidro utilizando uma espátula.

Limpe com um pano úmido e aguarde a secagem total antes de voltar a movimentá-la.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.