domingo

Como fazer para recolocar/trocar uma cerâmica ou azulejo soltos ou quebrados


Placa de cerâmica – lajota, azulejos etc. – solta, ou quebrada, no piso ou na parede não é lá tão grande novidade assim, sobretudo em áreas de maior circulação ou uso, como cozinha, área de serviço ou mesmo banheiro.

Além do aspecto estético desagradável, tem, ainda, o fator segurança, notadamente nas placas soltas no piso, que podem levar a ‘tropeções’ e queda.

Logo, é bem simples colar ou trocar. Bastam um pouco de atenção, cuidados e algum capricho. Veja abaixo.

Para retirar o que sobrou da lajota/azulejo quebrados, temos que ficar atentos para não danificar aqueles no entorno.
Veja também:
 - Como fazer uma mistura de cimento para seus consertos e reparos
 - Como fazer para recolocar os tacos soltos com facilidade
O ideal é usar algo como uma espátula e com o apoio de um martelo ir quebrando, de leve, o que sobrou do cimento que ainda a fixa nas outras, soltando por completo. Aproveite a oportunidade, e a ferramenta, e retire todas as sobras de cimento no entorno da cavidade.

Feito isso retire com um aspirador de pó, ou mesmo uma escova, todos os resíduos e pó da cavidade.

Em seguida coloque o cimento – o cimento adesivo pode ser mais prático e rápido – recoloque a cerâmica e dê leves batidas com o cabo do martelo para que se acomode e se alinhe inteiramente às demais em volta, que fique bem nivelada.

Retire as sobras que se sobressaem acima, utilizando uma colher de pedreiro, se tiver uma à mão – ou use mesmo a espátula. 

Para não deixar de dar o “toque amador”, e criativo, use o dedo para fazer o acabamento, retirando totalmente qualquer resíduo que tenha sobrado nas junções e limpe com um retalho de tecido.

Uma boa ideia é sempre guardar algumas peças de cerâmica e azulejos que tenha utilizado em sua casa, para que possa fazer estas intervenções quando for necessário, pois elas podem muito deixar de ser fabricadas.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.