terça-feira

Como fazer para remover arranhões ou riscos das mesas de madeira


As mesas de madeira, sobretudo aquelas da sala de jantar, por serem mais usadas, são altamente suscetíveis a riscos.

O próprio manuseio de objetos, sobretudo de talheres, as predispõe ao risco de serem riscadas.

Quando riscos superficiais são bem mais fáceis, embora tenham alguns arranhões mais profundos, que, mesmo em madeira revestida – não maciça – chega a afetar bastante em função da fina película do revestimento.

Riscos superficiais

Em arranhões bem superficiais em madeira encerada, ou revestida de laminado, o risco pode ser removido com a ajuda de uma lixa d’água fina (nº 220 a 300) e óleo de linhaça, seguida da aplicação de cera própria para móveis. Também dá  para preencher a ranhura com cera de abelha ou noz, passando em seguida um pano macio para lustrar e aplicando cera para móveis. O risco ficará imperceptível em ambos os casos.

Em madeira envernizada, use um pincel macio para aplicar verniz diluído ao longo do risco na direção do veio da madeira. Deixe secar bem e aplique novamente, até a superfície ficar preenchida com o verniz até tornar o arranhão invisível.
Leia também:
 - Como fazer para proteger o seu piso de madeira contra arranhões
 - Como fazer para recuperar e proteger seus móveis de madeira em função da umidade
 - Como fazer para colar e reparar adequadamente móveis de madeira
Riscos profundos

Se as marcas forem mais profundas, você deverá raspar toda a superfície danificada, usar a lixa, e aplicar um novo acabamento. A cera de abelha também pode ser usada neste caso: faça-a penetrar dentro do risco e, depois de algumas horas, aplique cera de polir.

Além destas ideias acima, existe a alternativa, que parece mais fácil e rápida, de usar a caneta tira risco. Isso para os casos de riscos superficiais e as instruções do como fazer, você encontra no ‘instruções’ da embalagem do produto, ou melhor, nas instruções do próprio fabricante.

Como pode ver é bem simples e fácil, não? E vai restituir um visual ‘mais arrumado’ à sua mesa.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.