terça-feira

Como fazer para o seu cão ‘fazer’ o xixi/cocô no lugar escolhido

Se tem um ‘ponto’ que pega na criação de animais de estimação, notadamente o cão, é sua necessidade de espalhar democraticamente o xixi e o cocô pelos locais menos convenentes e, não raro provocando até prejuízo reais na casa.

Tem muita gente que, passado o encanto inicial como o ‘pet’ e depois de tentar ‘educa-lo’ para cooperar com os ‘xixis/cocôs’ acabam por descartá-los e, não raro até relega-los à propina sorte nas ruas. É isso, não devia, mas é fato.
Leia também: 
 - Como fazer para tornar mais eficiente e efetivo o treinamento de seu cão 
 - Como fazer limpeza dos ouvidos do seu cão 
 - Como fazer para eliminar manchas de xixi pela casa feitas pelo seu cão 
 - Como fazer a limpeza do espaço de seus ‘pets’ evitando o mau cheiro e alergias
Entretanto, com estas dicas abaixo dá para você educar o seu e resolver este probleminha que não encanta a ninguém. Basta ter um pouco de paciência, e persistência, que vai conseguir ‘educá-lo’.

Crie uma rotina/hábito

Logo que chegar a nova casa, o animalzinho precisará de uma rotina para que tudo seja mais fácil. O que inclui horário para dormir, comer, brincar e fazer suas necessidades. Se todos da casa se comprometerem, logo ele vai aprender, vai se acostumar.

Escolha um lugar fixo

Eles se adaptam mais rapidamente se tiverem um canto especial para fazer cocô e xixi. Pode ser em uma área do seu quintal, uma varanda ou a lavanderia. O importante é escolher um local de fácil acesso e que não esteja ao lado da comida ou do local onde ele dorme, pois, por questões de higiene, os bichos não gostam de ir próximos aos locais de descanso ou das refeições.  

Use o recurso da recompensa

No começo de adaptação, sempre leve o cão ao canto do xixi, logo depois que ele tiver feito sua refeição. Quando ele conseguir fazer algo, dê um petisco como recompensa, faça um elogio ou carinho. Nunca economize a festa! Assim ele vai entender que é recompensador agir dessa maneira. E com o tempo, ele só vai melhorando ao criar hábitos rotineiros.

Estabeleça uma palavra-chave

Você deve escolher uma palavra para “pedir” que ele faça xixi ou cocô, como, por exemplo, “banheiro”. Use-a quando levá-lo ao local correto para as necessidades. 

Esqueça as broncas e aposte nas recompensas

Para educar um animal, a aposta sempre será sempre o estímulo e não a repreensão. A bronca nunca ensina e nem pense em esfregar o nariz no xixi ou cocô! 

Agora, se o seu cão é ‘daqueles’ resgatados da rua, já adulto, o trabalho é bem mais intenso.

Uma ideia que muita gente não gosta, mas que costuma funcionar é castrar o animal, caso seja um macho adulto, já que ele vai insistir incessantemente em marcar o novo território e pode sobrar urina para qualquer canto, cortinas e móveis da casa, sobretudo se ele for grande, quando o aceso, e o estrago, com a urina pode ser bem maior.

Você pode usar algumas das dicas acima, mas vai ter que monitorá-lo por algum tempo, principalmente nos primeiros dias quando ele estiver dentro de casa.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.