sexta-feira

Como fazer para pintar os azulejos e renovar cozinhas ou banheiros

Azulejo é um detalhe que “vem” com a casa/apartamento e raramente é retirado e/ou mudado, não é verdade? O que quase sempre só ocorre em caso de reforma no cômodo quando fica inevitável a destruição de algumas peças.

Entretanto, é possível dar uma repaginada no local, “pintando” os azulejos e dando-lhe outra cara, bem como disfarçar algumas manchas, assim como pequenos “machucados” ou estragos do tempo.

Já existem no mercado tintas apropriadas para pintar azulejos.

Conforme as trintas disponíveis, você pode tanto dar uma repaginada mantendo eventual relevo dos azulejos antigos, alterando as cores, bem como dar uma “sumida” neles e deixando tudo liso, novinho...

A defender do que optar, deve conversar com o vendedor sobre a tinta adequada – conheça todas as opções disponíveis no mercado – e ficar bem atento às instruções do fabricante, sendo que a opção por “sumir” com eles é um pouco mais complexa e talvez deva ser entregue a um trabalho profissional.

Em todo caso, para que o resultado fique bom, o ideal é que a peças – azulejos e rejuntes- estejam em bom estado o que vai garantir a fixação da tinta e garantir o resultado e a aparência nova.

Você pode utilizar o cimento branco para refazer alguma parte desgastada ou solta do rejunte ou mesmo reconstruir algum detalhe ‘quebrado’ no azulejo, antes de começar a pintar, já que a substituição da peça toda nem sempre é possível.
Veja também: 
 - Como fazer para recolocar/trocar uma cerâmica ou azulejo soltos ou quebrados 
 - Como fazer uma mistura de cimento para seus consertos e reparos 
 - Como fazer para remover o rejunte velho dos azulejos e reaplicar um novo 
  - Como fazer para tomar as precauções indispensáveis à saúde e segurança na hora da pintura 
 - Como fazer para preparar o gesso de forma adequada
Neste passo a passo vai conferir como você mesmo pode fazer a pintura como a primeira opção, ou seja, deixando o relevo aparente.

Aprenda a pintura que mantém o desenho original do azulejo e o torna mais discreto.
1. Limpe bem a superfície com água e detergente neutro, até eliminar todos os vestígios de sujeira e gordura, tanto das cerâmicas quanto dos rejuntes (caso haja mofo, elimine-o também). Preencha as falhas com massa acrílica. 
2. Aguarde a secagem por 24 horas. 
3. Prepare a tinta seguindo à risca as recomendações do fabricante. 
4. Dê a primeira demão. Dedique atenção especial aos rejuntes para que não fiquem de fora da passagem do rolo. 
5. Espere secar (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto). 
6. Use lixa fina para alisar suavemente a superfície. Um pano seco elimina o pó. 
7. Aplique a segunda demão, novamente de acordo com as indicações. 
8. Se necessário, dê a terceira demão para cobrir as cores mais difíceis de esconder. Isso normalmente ocorre quando o azulejo original é escuro.
Nos itens abaixo vai conferir como fazer a pintura lisa por completo, caso se sinta seguro para isso, já que, como falamos acima, o processo e bem mais complexo. Nesta opção a parede vai ficar inteiramente lisa e sem vestígios da cerâmica – azulejo – abaixo.
1. Com água e detergente neutro, limpe a superfície até eliminar a sujeira, a gordura e o mofo das cerâmicas e dos rejuntes. 
2. Aguarde a secagem por 24 horas. 
3. Para cobrir os relevos das peças e os rejuntes, aplique uma camada de massa acrílica (massa corrida não adere a essa superfície). Espere secar (entre 24 e 48 h, de acordo com o clima). 
4. Depois de seco, é provável que o espaço do rejunte contraia. Se acontecer, aplique mais massa acrílica para nivelar. 
5. Use lixa fina para fazer os ajustes finais. Um pano seco retira o pó. 
6. Prepare a tinta (em locais secos, pode ser a acrílica, mais barata, já que vai sobre a massa) seguindo as recomendações do fabricante. 
7. Dê a primeira demão e aguarde a secagem completa (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto). 
8. Aplique a segunda demão.
Então, é só comemorar!

É bom lembrar:

As tintas para azulejo criam um filme que protege e dá cor às peças. Depois de secas, são bastante resistentes – tanto que podem ser limpas com água e sabão neutro, sem o risco de descascar ou descolorir, desde que se evitem materiais abrasivos como esponjas rígidas, escovas grossas e palha de aço.

Com informações de casa.abril

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.