quarta-feira

Como fazer para aplicar selante de silicone para vedação

Existe no mercado uma grande variedade de produtos que serve para vedação e o vedante de silicone é uma opção que oferece além dos efeitos normais, certa facilidade na aplicação e pode se feita por você mesmo.

Ele, como os demais, podem ser aplicados em vedação de pias, box de banheiros, aquários e até para fixação de vidros na janela.

Dentre as opções o silicone neutro é o mais indicado por não ter cheiro ou gerar alterações como ferrugem, corrosão ou mesmo manchas nos materiais com o tempo, podendo ser usado em qualquer superfície sem contraindicações.

Veja o processo de aplicação:
 - Limpeza da área. Se for o caso, remova o selante antigo com um estilete afiado, tomando cuidado para não arranhar a superfície do local que receberá o selante novo. Utilizando um aspirador de pó retire os restinhos do selante antigo, sujeira e pó que podem comprometer a vedação. Se possível, use álcool para limpar a superfície e deixe secar por alguns minutos antes de aplicar o selante, utilizando uma toalha de papel para secar a superfície completamente. 
 - Preparação da pistola automática de aplicação, encontrada em lojas de material. Encaixe o cartucho de selante na pistola e corte o bico do cartucho do selante com uma faca afiada, formando um pequeno ângulo. Pressione o gatilho da pistola de aplicação e empurre manualmente a base de selagem da pistola contra a extremidade traseira do cartucho. 
Continue apertando o gatilho da pistola até que o selante possa fluir suavemente. Pressione o bico do cartucho sobre a superfície a ser vedada, visando garantir o total preenchimento da área com o silicone. É importante seguir as instruções do fabricante. 
 - Acabamento. Imediatamente após a aplicação do selante sobre a superfície, molhe uma colher de plástico com água e deslize suavemente sobre a superfície do selante para nivelar e dar um acabamento uniforme. Quando terminar de nivelar, aguarde a secagem, que deve demorar aproximadamente 72 horas. 
Para informações mais detalhadas, confira com o vendedor antes de adquirir o produto, para se certificar se ele corresponde, exatamente à sua necessidade. 

Veja também uma forma de aplicar que não necessite de usar pistolas específicas para isso como costumam recomendar alguns fabricantes, um investimento que pode ser dispensado, sobretudo se a área em que for usar for pequena, quando pode usar apenas a bisnaga.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.