quinta-feira

Como fazer para escolher a faca adequada para o seu trabalho em casa

É um utensílio indispensável em casa, sobretudo na cozinha, mas, que nem sempre damos a importância necessária na hora de escolher e comprar.

Parece aleatório, mas, com certeza tem a faca melhor para você, a mais adaptável, aquela que facilita não só o manejo, mas o uso/utilidade. Daí a necessidade de obsevar alguns critérios na hora de escolher.
Confira: 
 - Como fazer para conservar os cabos de madeira de suas facas 
 - Como fazer para cuidar de suas facas garantindo eficiência e durabilidade
Veja abaixo algumas dicas que pode observar na hora de escolher/comprar:
 - Compre uma faca que melhor se encaixe em sua mão. E avalie também o peso, principalmente se vai usar a faca por grandes períodos. 
 - O cabo pode ser de madeira ou polipropileno, desde que ela traga segurança na hora do manuseio. 
 - Prefira uma faca com a lâmina inteiriça, ou seja, aquela que atravessa todo o cabo da faca. Isso traz mais equilíbrio e estabilidade durante o uso, além da mais durabilidade. 
 - A faca deve ser higienizada com a parte macia da esponja, sempre em água fria. 
 - Guarde-a seca e separada dos outros talheres. Uma boa alternativa é adquirir uma barra de imã para deixá-las organizadas.
Para mantê-la bem afiada existem dois recursos de usos específicos. A chaira que serve para dar um trato no fio da faca, alinhando o fio/corte.

Temos ainda a tradicional ‘pedra de amolar’ que promove um desbaste maior na lamina, ‘ajeitando o corte’ antes do trato dado com a chaira, deixando-a no ponto e pronta para o uso.

A pedra de amolar costuma dar conta do recado sozinha. É só proceder da forma correta ao ajeitar/moldar o corte e na hora de afiar, usando mais cuidado e delicadeza.

Estamos falando da faca básica, de cozinha, para carnes e outros cortes mais pesados, embora haja outras funções que exigem facas específicas, o que facilita o ‘serviço/uso’.

É o caso da faca de pão com lâmina serrilhada, a faca de legumes, menor, mais fina para cortes mais delicados em legumes e frutas.

Estas são as facas mais comuns que dão conta do recado nas tarefas usuais na cozinha e á mesa.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.