segunda-feira

Como fazer uma gangorra cavalinho para as crianças

É um brinquedo bem tradicional que, com certeza, pode trazer grande diversão e prazer para os pequenos, sobretudo nestes tempos pós-modernos onde as crianças estreiam a cada dia mais cedo nos eletrônicos da vida.

O ato de brincar vai muito além do que vemos, de seu aspecto meramente lúdico no sentido trivial, mas contribui, e muito, para formação da personalidade, e vida, da criança, logo, a escolha do que consideramos brinquedo nunca deve ser algo meio aleatório ou por modismos, como esta onda eletrônica, mas utilizar outros critérios mais adequados, senão inteligentes, na escolha.

Este projeto de balanço de cavalinho é uma boa ideia e pode muito bem se feito por você mesmo.

Veja este passo a passo para você construir para o seu filho ou mesmo para dar de presente. Como pode ver na imagem acima, é um projeto bem simples e fácil.

Faça antes um esboço no papel, quando deve considerar as medidas de seu filho – altura, tamanho das pernas e braços – para que faça na medida certa.

No esboço do cavalo no papel, observe as dimensões citadas sobre o tamanho da criança, antes de fazer o ‘risco’ na madeira.

A madeira utilizada no projeto acima foi o ‘pinus’, mas pode usar próprio pinho ou outra madeira acessível e de ‘fácil trato’, como o compensado ou mesmo o aglomerado, desde que faça o acabamento adequado para garantir a segurança.

São duas peças iguais que serão montadas com ligação entre as partes no que seria a cabeça e o rabo e receberão o reforço do assento ou ‘sela do cavalo’, em vermelho.

Para o corte do perfil do ‘cavalo’, assim como das demais peças com ‘cantos arredondados’ vai precisar de uma serra tico-tico.

Na montagem deve usar a cola de madeira própria, com reforço de parafusos, sobretudo nas partes ‘básicas’ ou suportes da estrutura, já que nos detalhes menores, tipo apoio para os pés, orelhas e rabo do cavalo, a cola e os pregos dão conta do recado.

Terminada a montagem, é só dar uma boa lixada e fazer a pintura. A pintura da ’crina’ e do ‘rabo’ do cavalo’ foram feitas com extrato de nogueira, mas você pode usar a criatividade e escurecer como achar mais conveniente.

Você pode optar por pintar todo o cavalo e não só as partes indicadas na imagem, sobretudo, se for usar uma madeira “menos estética”.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.