quinta-feira

Como fazer para manter a organização e garantir, além da funcionalidade, à saúde

Embora pareça, a organização não é uma questão só estética, pois, além da perda de funcionalidade no uso do ambiente, a desordem ou bagunça afeta séria e negativamente a saúde e a qualidade de vida.

Não são ilações soltas ou afirmações vazias, pesquisas comprovam o seu efeito deletério sobre a saúde e comportamento das pessoas.

 - Bagunça estressa

Pesquisadores do centro de estudos sobre a vida cotidiana das famílias, da Universidade da Califórnia (Ucla), perceberam altos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) em mulheres que possuem casas com "alta densidade de objetos domésticos". Segundo pesquisa feita com 32 famílias, quanto mais coisas pela casa, maior o estresse feminino. Nesse estudo, os homens não foram afetados pela bagunça como as mulheres.
Leia também: 
 - Pode fazer engordar

O especialista em organização Peter Walsh, autor de livros que relacionam a bagunça ao excesso de peso, afirma que uma casa bagunçada causa aborrecimentos e estresse, que muitas vezes é aliviado por meio da comida. Ele também defende que uma vida desorganizada não propicia escolhas saudáveis, inclusive na alimentação, por isso, ao acabar com a bagunça, a pessoa pode emagrecer.

 - Provoca exaustão

Num estudo do Instituto de Neurociência da Universidade Princeton (EUA), pessoas com casa bagunçada experimentaram um aumento no estado de exaustão como resultado da expansão da energia mental no estresse causado pelo ambiente confuso. Segundo o estudo, a bagunça dificulta a concentração, o foco e o processamento de informações, então a pessoa precisa se esforçar mais e gastar mais energia para fazer as tarefas diárias.

 - Atrapalha a tomada de decisões

O mesmo estudo da Universidade Princeton explica que o desgaste mental causado pela irritação relacionada à desordem pode tornar as pessoas mais suscetíveis à frustração e atrapalhar a tomada de decisões.

 - A desorganização nos faz perder dinheiro

Sobre este dado, nem precisa de pesquisa, é empírico: correspondência e papelada desorganizadas nos deixam mais propensos a atrasar o pagamento de contas, o que gera custos extras com multas e juros. Fora isso, em ambientes bagunçados as coisas somem com facilidade, então acabamos comprando objetos em duplicata, o que não só resulta em gastos desnecessários como entulha ainda mais a casa, propiciando o aumento da bagunça.

 - A falta de higiene/limpeza ‘trazem’ germes e bactérias

Objetos espalhados pela casa dificultam a limpeza de superfícies, o que resulta na proliferação de germes e bactérias nos ambientes. Sem contar que louça suja na pia ou utensílios sujos espalhados pela casa, são convites a insetos como formigas e as tais baratas que, com a continuação do repasto disponível, passam a providenciar moradias por perto.

 - Desorganização pode nos atrasar constantemente

Embora já salientada no item um, a desorganização – vulgo bagunça – nos leva a perda de funcionalidade no uso do ambiente e dos objetos, já que no leva a gastar mais tempo que o previsto procurando as coisas em casa, gerando atrasos constantes e muito estresse.

 - A desarrumação pode provocar acidentes


Como a imagem ilustra, uma situação assim não é de todo inviável, pois brinquedos, tênis e toda a sorte de objetos espalhados pela casa podem resultar em quedas, tropeções, até como consequências mais sérias.

Uma casa bem organizada é tudo de bom e com estes ‘argumentos’ enumerados acima temos mais motivos para mantê-las sempre sobre controle, como se diz.

Com informações: Lauren Smith/goodhousekeeping.com

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.