quarta-feira

Como fazer para higienizar ou lavar a sua caixa d’água


Ela fica tão fora de mão que acabamos por nos esquecer dela. Entretanto a higienização periódica da caixa d’água é essencial já que a deposição de resíduos e o consequente comprometimento da qualidade da água são inevitáveis.

Conforme a Sabesp (Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a frequência de limpeza deve ser a cada seis meses.

Veja o passo a passo recomendado pela empresa. No caso para caixas residenciais com menos de 5 mil litros de água.
 - Programe com antecedência o dia da lavagem da sua caixa d'água. Escolha de preferência um fim de semana em que você não tenha compromissos agendados.  
 - Tenha certeza de que a escada que dá acesso à caixa está bem posicionada e que não há o risco de escorregar.  
 - Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a bóia.  
 - Armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza.    
 - O fundo da caixa deve estar com um palmo de água.  
 - Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.  
 - Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos. 
 - Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.  
  - Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico.   
 - Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.  
 - Não use esta água de forma alguma por duas horas.
 - Passadas as duas horas, ainda com  a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra  todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.  
 - Procure usar a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos. 
 - Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar.  
 - Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada. 
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.