Como fazer reparos em madeira utilizando massa epóxi


Esta massa sintética é perfeita para fazer reparos em qualquer estrutura de madeira com partes deterioradas ou podres. Seja ela em uma porta, portal, rodapé, pisos ou mesmo móveis.

O primeiro passo é remover inteiramente a parte podre com uma chave de fenda, estilete, uma espátula estreita ou coisa do gênero. Como falamos, é imprescindível identificar a causa do problema, que pode ser provocada por umidade – sobretudo se peças com contato externo – sol e chuva – ou com calha ou encanamentos. 

Outro problema recorrente são os cupins. Se a área foi atacada por cupis, é necessário combatê-los antes, se certificando de que não voltem. Se o “ninho” não foi destruído é só uma questão de tempo.
Leia: Como fazer para eliminar os cupins com receitas caseiras
Este procedimento de restauração funciona em estruturas que não estejam muito comprometidas, ou seriam “cosméticas”. O ideal é que o problema seja atacado o quanto antes para não comprometer a estrutura e facilitar a recuperação.

Existem algumas variedades de marcas e tipos de massa epóxi, converse na loja sobre o uso que vai fazer dela. Basicamente ela vem com uma massa ou resina e um endurecedor líquido e você deve seguir as especificações do fabricante na hora da mistura, para que tenha tempo hábil ao manipular antes que endureça.

Você vai precisar basicamente de um martelo, cinzel ou espátula, grosas de madeira para desbaste da massa depois de seca e lixas para acabamento.

Proceda a mistura dos dois componentes sobre um pedaço de tabua durante uns 3 minutos para conseguir uma massa bem misturada ou homogênea, tomando o cuidado para não usar a mesma espátula nas duas embalagens – da resina e do endurecedor.

Feito isso comece a preencher – usando a espátula – todos os “recantos” da parte danificada, sabendo que tem apenas 30 minutos antes que ela comece a endurecer. Esse tempo pode variar conforme a temperatura ambiente, sendo mais rápida no calor e mais lenta em tempo ou ambiente frio.

Você deve buscar áreas externas para fazer o trabalho, se puder mover a peça, ou se for em ambiente fechado, utilize uma máscara ou proteção pra não aspirar os elementos químicos da massa. A massa estará pronta para ser tratada, desbastada e lixada, assim que endurecer, o que pode conferir com a unha.

Em um primeiro momento use uma grosa para madeira e depois a lixa m sua varias graduações para dar o acabamento final.

Na hora de guardar o que sobrou da massa, observe com cuidado para não misturar ou tocar com a mesma ferramenta os dois recipientes – com a resina e o endurecedor – pois do contrário vai perder.

Uma observação: se o trabalho for feito em área externa, use uma proteção de plástico para evitar água ou chuva.

Com informações de Handyman

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.