O Patchwork é um artesanato que se aproxima da arte devido à beleza e à criatividade das peças.
Passadas de geração para geração, as técnicas, que têm suas origens na Europa, vieram para a América com os primeiros colonizadores e já é tradição nos Estados Unidos. As possibilidades de criação são infinitas, constituindo uma atividade excelente para quem quer se dedicar a um hobby ou mesmo para quem quer uma alternativa de renda.*
COMO ESCOLHER O MODELO PARA O SEU PRIMEIRO PATCHWORKHá muitos desenhos interessantes e bonitos, em livros e revistas, para você copiar ou se inspirar que darão à iniciante uma boa chance de aprender as técnicas básicas. Por onde começar?
- Procure ter uma noção do todo, olhando revistas ou patchworks já prontos, que lhe darão uma ideia sobre cores e formas. Todo patchwork é formado por blocos. Ao examinar um patchwork, identifique os blocos usados para montá-lo. Qual é a sua configuração?
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Aprenda os nomes dos blocos mais
tradicionais para que possa identificá-los melhor.
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Considere o número de peças que formam cada bloco
e os seus tamanhos. Para uma principiante é recomendado um número
menor de peças por bloco (até 9) e um tamanho por peça maior que
duas polegadas.
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Observe o número de peças dos
blocos abaixo e analise qual deles é mais fácil de
executar?
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Considere o seu gosto pessoal. Se o bloco for fácil,
mas não for do seu agrado pelo seu efeito visual final, faça a sua
opção por outro. O interesse em ver um trabalho que realmente lhe
agrada, saindo de suas mãos, vai ajudá-la a superar o maior
esforço exigido pelo projeto.
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Considere as costuras que terá de fazer: costuras
em viés ou em curva apresentarão maior dificuldade. Da mesma
forma, modelos que tenham a junção de muitas pontas no mesmo local
são mais difíceis de executar. Prefira então blocos
cujas costuras serão feitas em linha reta.
COMO COMBINAR CORES PARA O SEU PATCHWORKDisco de Newton
Cores: existem três cores primárias: azul, amarelo e vermelho. No disco de cores, elas estão dispostas em distâncias iguais umas das outras. Entre uma cor primária e outra, existem três cores. A cor do meio é a mistura das duas cores primárias mais próximas em partes iguais. Esta nova cor é chamada de cor secundária. As cores adjacentes à cor secundária são chamadas de cores intermediárias, porque são a mistura da cor primária e da cor secundária, suas “vizinhas” no disco das cores.
Cores puras: são então 12 cores que, por sua vez, são chamadas de cores puras por não terem adição nem de preto nem de branco.
Cores claras: são as cores puras adicionadas de branco.
Cores escuras: são as cores puras adicionadas de preto.
Tonalidade ou valor: tom é o resultado das variações possíveis de uma cor com a adição de branco ou preto. Podemos ter uma tom mais escuro ou mais claro de verde, por exemplo.
Cores Complementares: as cores que aparecem em pontos opostos no disco de cores, muitas vezes, uma primária e outra secundária são consideradas cores complementares devido ao efeito visual agradável que produzem. Esta justaposição das cores ditas “complementares” é uma técnica muito usada em decoração para dar um efeito alegre e vibrante. Exemplos: azul e alaranjado, verde e vermelho, amarelo e azul.
Temperatura: se você observar a natureza, vai descobrir que as cores também têm temperatura. O sol e o fogo, por exemplo, variam do amarelo ao vermelho e são o que temos de mais quente. Por outro lado, as nuvens, o céu, as árvores e a água apresentam variações de verde a azul. Portanto, associamos verde, azul e todas as demais cores associadas a estas duas, no disco de cores, com o frio, enquanto o amarelo, o vermelho (e as demais cores intermediárias a estas) nos dão sensação de calor .
As cores saltam aos olhos ou se apagam de acordo com as combinações. Em geral, podemos dizer que as cores escuras, as puras e as quentes avançam ou saltam aos olhos, enquanto as cores claras, frias ou “desbotadas” se apagam ou vão para o fundo.
Existem algumas formas tradicionais de combinar cores e estampas:
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Uma só cor. Vários tons e sobretons, estampados e
lisos, são organizados, geralmente, do mais claro para o mais
escuro ou formando um contraste escuro/claro;
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Duas estampas de duas cores cada.
Uma grande riqueza visual pode ser obtida usando duas estampas de
duas cores cada que se contrastem como o azul e branco ou o vermelho
e branco;
-
Usando-se um pano de fundo branco ou preto fará com
que o trabalho chame atenção. Os tons pastéis não são
apropriados para este tipo de combinação, porque não apresentam
contrastes o suficiente. Dois tons contrastantes ou duas cores da
mesma família podem produzir efeitos agradáveis.
COMO FAZER O “ENCHIMENTO” OU “SANDUÍCHE”Após confeccionar a peça inteira, é hora de fazer o enchimento. Vejamos:
- Corte o forro com 3 a 4 centímetros a mais que o painel;
-
Coloque o forro em uma superfície plana, mesa ou
chão, com a frente voltada para baixo. Use a fita crepe para
assegurar que o tecido não saia do lugar;
-
Coloque a manta acrílica, também cortada 3 ou 4
centímetros a mais que o painel, por cima do forro;
-
Coloque o painel de patchwork por
cima do enchimento para que tanto o enchimento quanto o forro fiquem
visíveis nas bordas;
-
Comece a alinhavar ou a segurar as
três peças juntas, usando alfinetes. Comece no
centro e vá colocando alfinetes em espaços de 5 a 7 centímetros.
Continue até que o painel esteja preso com alfinetes ao forro e à
manta acrílica;
-
A seguir, marque onde você deverá fazer a
quiltagem;
-
Faça a quiltagem, seguindo as marcações.
Provavelmente, você deverá fazer uma quiltagem em cima das
costuras do quadrado, portanto evite colocar alfinete em cima
da costura;
-
Retire a fita crepe do forro;
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A seguir, corte tiras de 2½ polegadas, usando a
largura do tecido. Para saber quantas tiras serão
necessárias, é preciso medir a circunferência do patchwork e
adicionar mais 8 a 10 polegadas. Depois, divida este total pela
largura do tecido para determinar quantas tiras de 2½ serão
necessárias;
-
Emende as tiras, formando uma tira bem longa. Dobre
ao meio e passe;
-
Costure a borda
do patchwork (frente e verso), deixando ¼ de
sobra na costura;
-
Borde “na vala”, entre um quadrado e outro, de
cima para baixo e de um lado para o outro. Use a linha transparente
ou que combine com as cores do patchwork. Tenha o cuidado de usar
uma linha que combine com o forro;
-
Vire a borda para o verso do patchwork e
embainhe à mão.
Por Andréa Oliveira
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