Como fazer para espantar as traças e como conservar melhor os seus livros

Embora o livro pareça perder terreno para novas tecnologias da informação, é incontestável que continua sendo o verdadeiro ícone da cultura e da civilização.
Fundamento do desenvolvimento do conhecimento de todo tipo, mesmo o tecnológico, sendo que todos os demais suportes de tecnologia, de cultura e informação ‘se suportam’ nele, sobre ele.

Veja o que diz o Bill Gates sobre isso: “Meus filhos terão computadores, sim, mas, antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.

Logo, em que pese o aparente descaso com que faixas significativas das pessoas e, sobretudo, das novas gerações em tentarem ignorá-lo, “vão perder o bonde” do conhecimento, da informação, isso sem falar em aspectos outros que são os livros, – físicos, de papel – que proporcionam a viagem no tempo e na diversidade de mundos e cenários que formam nossa cultura, de fato, e nossa consciência pessoal e coletiva.

Nas linhas abaixo vai encontrar algumas dicas de como proteger os seus livros de seus inimigos naturais, não os “inimigos contemporâneos”, de forma simples e efetiva.
     Cravo e louro espantam traças veja mais macetes para conservar seus livros
Os livros são amigos silenciosos, capazes de nos levar a outros mundos e tempos. Mas eles também podem ser um 'poço' de poeira composta por fungos, poluentes atmosféricos e até excrementos de insetos. Livrar-se desse pó não é tarefa fácil.

Afinal, esses objetos são feitos de matéria-prima frágil que não pode ser limpa de qualquer jeito, sob o risco de danificar o exemplar.

Os livros devem ser limpos regularmente e a periodicidade ideal varia, mas a sugestão é tirar o pó uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Para remover a poeira, passe uma trincha (ou escova) macia sobre o topo das folhas de cada exemplar. Caso queira fazer uma limpeza profunda, tire o pó página a página. Se o volume for antigo e frágil, redobre o cuidado e sempre utilize proteção (luvas e máscara) e mantenha o ambiente arejado durante o processo.

Capas revestidas com filme plástico podem ser limpas com álcool gel ou a solução de álcool com vinagre e pano macio. Os odores ácidos ajudam a prevenir o ataque de fungos e pragas.
Leia também: 
Como fazer para organizar melhor os seus livros ou biblioteca 
Como fazer para retornar, ou construir, o prazeroso hábito da leitura 
Como fazer a limpeza e conservação dos livros 
Como fazer para eliminar parasitas dos livros de forma natural 
Como fazer para combater os inimigos dos livros
A estante precisa de faxina: retire os exemplares, passe o aspirador de pó e, na sequência, um pano úmido (que pode conter um pouco de álcool, vinagre branco ou limpador multiuso, dependendo do tipo de superfície). Antes de repor os livros, espere secar bem.

Em pé é melhor

Os volumes devem ser guardados em pé, um ao lado do outro, em local seco sem incidência direta do sol. Se não for possível deixar os livros em pé, coloque-os deitados, mas nunca empilhe mais de três unidades.

Em vez de organizar os livros por tamanho, prefira fazê-lo por estilo literário, assunto e/ou autor. Se sua biblioteca for extensa, considere utilizar pequenas etiquetas adesivas para identificá-los e crie um índice ou legenda.

Se a fila de exemplares não ocupar toda a extensão da prateleira, use aparadores para manter os volumes em pé.

Blindagem contra bichinhos

Para prevenir a infestação de insetos, mantenha sua biblioteca sempre higienizada.
Garanta ao local boa ventilação: na falta de janelas, vale recorrer a ventiladores e/ou a circuladores de ar.

Use e abuse de sachês de cânfora, naftalina e saquinhos de tecido ou potinhos com cravos-da-índia ou folhas de louro para afugentar as traças.

Em caso de contaminação, utilize inseticidas próprios para eliminar traças ou recorra a empresas especializadas em dedetização.

Guerra às manchas

Quando a limpeza dos livros não é feita regularmente é comum o aparecimento de manchas amarelas nas laterais dos volumes. Para eliminá-las, segure o livro fechado firmemente e use uma escova macia para limpar as bordas das páginas.

Se as manchas persistirem, tente passar sobre os sinais de sujeira, com muito cuidado, um cotonete levemente umedecido em água sanitária.

Tenha cautela redobrada com os exemplares muito antigos, com papel velino (uma espécie de pergaminho) e couro. Se a edição for valiosa, recorra a um bibliotecário ou a um restaurador.

Não puxe o livro pela borda superior


Não retire o livro da estante puxando pela borda superior: esse costume provoca o enfraquecimento e o consequênte rompimento da lombada. O ideal é pegar o volume segurando-o pela parte central da encadernação, como na imagem acima.

Evite manusear os exemplares com as mãos sujas. Não use fitas adesivas ou cola para fazer consertos e não apoie cotovelos sobre as edições de médio e grande porte durante a leitura. Todos esses fatores diminuem a durabilidade dos livros.
Outro hábito nocivo é umedecer os dedos com saliva para virar as páginas: em longo prazo, a prática mancha e desencadeia reações ácidas no papel.

Jamais coloque grampos ou clipes metálicos nas folhas e capas. Com o passar do tempo esses objetos enferrujam e deixam marcas de oxidação no papel. Para marcar as páginas, use marcadores próprios para este fim e o mais fino possível. Se precisar fazer anotações, recorra a papeizinhos auto-adesivos. 

Com informações de  Juliana Nakamura

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.