Como fazer você mesmo uma tábua de carne e/ou legumes

É um objeto comum em todas as casas, embora em função da madeira com que é feita e a forma como é usada, e cuidada – limpeza adequada e secagem –, ela tem uma vida útil muito curta.

A madeira de que comumente são feitas é o pinho. Ele é mole e permite a infiltração de líquidos, sobretudo de sangue das carnes, o que leva a sua deterioração precoce, tornando, inclusive, pouco recomendado o seu uso para outros alimentos.

Logo, o ideal é termos uma tábua para verduras e legumes e outra para carnes e cuidar adequadamente das duas. E, para isso, você não precisa comprá-las.

Você mesmo pode fazer as suas tábuas. Pode até inovar e fazer com modelos e tamanhos diferentes, fazendo inclusive uma para servir como “tábua de frios”, para acompanhar bebidas, como vemos em alguns restaurantes.

Você pode gostar também destes:
Como falamos, as tábuas que se encontram por aí são de madeira mole ou pinho o que lhe dá uma vida curta. Entretanto, temos – em casa – uma tábua feita com madeira dura, pesada e que, pelo visto terá vida eterna, já que não permite infiltração de líquidos e pouco sofrem com as batidas da faca. Só que não é muito fácil encontrar. Esta é de aroeira.

De qualquer maneira, você pode procurar em uma madeireira alguma madeira dura e comprar um retalho. Ele é escura, mais pesada e o resultado estético fica diferente da tradicional, é claro!

 - Você vai precisar da madeira – se a sugerida acima ou mesmo o pinho tradicional – em tamanho equivalente ao número de tábuas que deseja fazer. Um bom tamanho é 35 cm de cumprimento por 20 cm de largura e 2,5 cm espessura para cada unidade. Se pretende fazer uma para frios, como sugerido acima, o tamanho deve ser maior, tipo 45 cm por 30 cm.

 - Um serrote comum, o que torna mais fácil os cortes retos e longos no corte da tábua, uma serra tico-tico para delinear o “cabo”,

 - Uma furadeira – com uma broca de madeira mais grossa, tipo o diâmetro de uma caneta esferográfica – para fazer o furo tradicional para pendurá-la, lixa para madeira, grossa (número 220) para uma primeira lixada – se for a madeira dura – e lixa mais fina (número 400) para acabamento, ou se for o pinho a lixa mais fina dá conta do recado, já que o pinho já vem “meio lixado”.

Então, não tem erro!

Encontre uma superfície firme para se apoiar e efetue os cortes da(s) sua(s) tábua(s) no tamanho que escolheu usando o serrote comum.

Desenhe o “cabo” em uma de suas extremidades e faça o corte usando a serra tico-tico.

Feito isso é só lixar e começar a usar.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações


*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.