Como fazer 6 consertos básicos em problemas que surgem em casa

Mesmo que você não seja lá muito chegado, ou chegada, a fazer esse tipo de conserto ou reparo em instalações em casa, pode ‘rolar’ uma hora em que vai ter de apelar, pois, nem sempre “aquele cara” que faz tudo, estará disponível, assim, na medida de sua premência na resolução do problema.

Não é nada demais, como pode ver no texto abaixo.
1 - A torneira pingando.
Além do desconforto em ficar olhando aquilo, a torneira pingando incessantemente, tem ainda o lance da água, as carências – como ocorre hoje em São Paulo – e o custo adicional.

Vai precisar de:
- Chave inglesa, de rosca ou aquela de duas bocas (de carro), na medida, 
- A “válvula” nova – aquele pino com um courinho ou borracha.
Fazendo:

Feche o registro a quem está ligado a torneira e com a chave, desenrosque a parte superior da torneira. Ao fazer isso vai ver a ‘válvula’ como o courinho, provavelmente ressecado ou gasto. Troque a válvula por uma nova e volte a enroscar a torneira em seu lugar de origem.

Pronto. Problema resolvido!
2 - A descarga do banheiro.
Vai depender um pouco do tipo de descarga, mas, este passo a passo abaixo serve para as mais comuns ainda encontradas no mercado.

Vai precisar de:
- Um novo sistema de descarga da mesma marca, também, chamado de "reparo”. 
- Chave de fenda
Vamos lá:

Provavelmente a mola, localizada dentro da descarga, é que está danificada. Então, será preciso trocar o sistema da válvula, que controla o fluxo da água.

Para isso, o primeiro passo é fechar o registro geral do banheiro (ou da própria válvula de descarga, caso tenha registro integrado). Abra a tampa frontal da válvula e retire os parafusos laterais que fixam a caixa externa à parede.

Solte o parafuso central da válvula da descarga e retire todas as peças, inclusive a mola, que serão trocadas pelo novo "reparo". Encaixe as peças novas na válvula e coloque-a novamente na parede. Fixe o parafuso central, recoloque a caixa externa e parafuse as laterais. Abra o registro geral e cheque se funcionou.

Em tempo.
1- Observe a localização das ‘peças’ a serem trocadas antes de retirá-las, pois vai facilitar o seu trabalho. 
2- Antes de recolocar o parafuso central da válvula, verifique se não está corroído. Caso esteja, substitua por um novo.
3 - Desarmar um disjuntor
O disjuntor é projetado para ser desarmado automaticamente quando há risco de sobrecarga capaz de danificar o circuito elétrico. Mas você pode desarmá-lo manualmente quando quiser mexer no circuito elétrico ou substituir algum equipamento ligado à rede elétrica.

O ideal é que, sempre, faça isso antes de ‘mexer’ na rede elétrica. 

Os modelos de “relógio” – quadro de luz – podem variar, há alguns casos em que existe um “interruptor” para cada área da casa: um só para geladeira, outro para o chuveiro, e por aí vai. Logo, para ficar mais tranquilo, desligue todos eles.

Um bom lembrete é evitar qualquer objeto metálico ou mão molhada dentro da “caixa”.
4 - Limpar o ralo da pia
Se a “coisa” for leve, até fazer uma concha com a mão, a título de desentupidor, e pressionar ou sugar o ralo da pia costuma funcionar. Entretanto se o caso é mais complicado, o ideal e desmontar o sifão embaixo e dar uma geral.

É simples:

Ponha um balde sob o dito cujo – o sifão – embaixo da pia e desenrosque a parte inferior*. Daí é só retirar toda a sujeira com o auxilio de uma haste qualquer, tipo um pauzinho de churrasco, para facilitar a limpeza.

Ligue a torneira acima e deixe escorrer a água por um momento para se certificar que está tudo bem, antes de remontar o sifão.

É isso!

      Obs. Uma boa ideia para evitar futuros entupimentos é ‘pegar’ o habito de fazer uma limpeza básica dos resíduos na louça, utensílios e panelas antes de partir para a’ lavação’ destinando-os à lixeirinha.

     *Se for daqueles sifões de metal, provavelmente, vai precisar de uma chave tipo “inglesa” para soltar a ‘porca’.

5 - Trocar a resistência do chuveiro
Antes de mais nada, você deve olhar o tipo – marca e modelo – do chuveiro antes de  comprar a nova resistência.

Vai precisar:
- Da escada ou nem tanto a depender da altura do chuveiro, 
- A resistência adequada, 
- Chave de fenda tipo Philips
Fazendo:

Desligue a chave geral de eletricidade, ou todos os disjuntores do ‘relógio’, para ficar mais seguro.

A depender do tipo do chuveiro, como aqueles, tipo ‘corona’, de plástico, é só desenroscar o tal espalhador ou ‘chuveirinho’ com a mão.

Desenrosque ou ‘desloque’ a resistência queimada – que deve estar rompida – e coloque a nova no lugar.

Se o chuveiro for de outro, tipo ‘lorenzette’, como aqueles de metal com resistência estendida – que deve estar rompida – observe antes como ela esta colocada. Vai facilitar o seu trabalho.

Talvez precise de chave ou alicate para retirar os parafusos. Feito isso, desparafuse a resistência velha e reponha a nova do mesmo jeito.

Remonte e ligue a ‘chave geral’, mas, antes de ligar o chuveiro, deixe a água escorrer por alguns instantes, pois se não estiver ‘cheio’ a resistência pode queimar novamente.
6 - Trocar tomada ou interruptor com defeito
Vai precisar de:
- Chave Phillips 
- Tomada ou interruptor de modelo igual ao danificado
Fazendo:

Desligue a ‘chave geral’. Retire o ‘espelho’ e desparafuse a peça que fixa o interruptor, ou tomada, puxe um pouco os fios da parede para facilitar ‘as coisas’ e antes de desparafusar a peça danificada, observe a posição exata dos fios para repô-los no mesmo lugar na ‘peça’ nova.

Feito isso é só repor tudo no lugar, ligar a chave geral, fazer um teste, e pronto!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.