Como fazer para organizar a sua casa. Veja algumas dicas

Uma boa ideia é eleger um dia para dar uma geral na casa e fazer uma organização básica, o que, inclusive, facilita a manutenção, o uso e os cuidados cotidianos no resto do tempo ou do ano. Nesta lista abaixo você vai encontrar algumas dicas que vão ajudá-la a fazer isso.

1. Sala de estar

Este ambiente deve ficar sempre em ordem, simples e bonito, pois é por ele que as visitas chegam e são recebidas, pois, acaba por se tornar um pouco a “sua cara”.

2. Sofás e poltronas

Neste ponto, um item importante são as almofadas, que devem cumprir a sua missão que é de criar um ambiente mais confortável, além de bonito. Deixe-as organizadas, sobretudo quando não estiverem em uso.

3. Delimitando espaço ou lugar

Nada mais chato, ou mesmo estressante, do que não saber onde estão as chaves, os controles dos aparelhos eletrônicos, bem como a correspondência. Uma boa ideia é adotar um local específico e exclusivo para isso.

Veja estas ideias, em: Como fazer para reutilizar as bandejas de forma criativa


4. Livros, DVDs e CDs

Os livros que saem da estante, que é o seu lugar, devem retornar assim que forem consultados ou lidos. O mesmo deve acontecer com DVDs e CDs aos seus locais, próximos à TV, de preferência arrumados por gênero, título ou autor para facilitar o acesso e uso. As revistas acomodadas em um revisteiro, para onde devem, também, retornar depois de manuseadas.

5. Quartos

As camas merecem o cuidado de serem arrumadas e cobertas com alguma manta ou colcha, todos os dias, pois, além de deixar o quarto mais organizado e bonito, preserva o aconchego da cama para a noite e para um bom sono.

Leia:

Como fazer para dobrar facilmente os lençóis com elástico

Como fazer para conservar a roupa de cama

 

Roupas, acessórios e sapatos devem voltar aos seus locais originais no guarda-roupa ou closet, o que facilita o seu acesso, uso e durabilidade, além de contribuírem para uma apresentação melhor do ambiente. 

6. Criado-mudo ou mesinha de cabeceira

Para facilitar o acesso, os objetos colocados nas gavetas devem ser acomodados por tipo ou natureza em pequenas caixas de papelão ou plástico, como remédios, alguma bijuteria ou maquiagem, além de outros objetos.

7. Armário e Closet

Uma boa pedida é dar uma geral e descartar aquilo que você já não usa, pois, além de abrir espaço para o novo, vai servir para outra pessoa que fará bom uso deles. Feito isso organize as peças conforme a estação, colocando, por exemplo, as de inverno em prateleiras mais altas, e as da estação mais acessíveis à mão.

Leia: Como fazer para dobrar fácil e rápido uma camisa

 

Os cabides devem ser adequados à roupa, tamanho e peso, e, como falamos acima, organize conforme o uso e estação, e a depender do tamanho do armário, coloque etiquetas para facilitar a organização e acesso, como nas gavetas, por exemplo.

Uma ideia adicional é, se tem espaço suficiente, fazer uso de um “mancebo” ou cabide vertical, para pendurar bolsas, cintos e chapéus, e pode dar um toque de decoração. Só não pode se transformar em um anexo de guarda roupa – roupas e todo tipo de penduricalhos – e contribuir para a bagunça ou desorganização.

8. Cozinha e despensa

As louças devem ser organizadas de maneira que facilite o acesso – na frente – daqueles que se usa mais no cotidiano, como xícaras, caneca, pires, pratinhos e pratos, bem como os copos. Quanto aos talheres devem ser acondicionados em recipientes próprios, com separadores, nas gavetas.

 

Leia:

Como fazer para organizar a despensa ou armário de alimentos

Como fazer para melhorar o trabalho na cozinha


Os mantimentos, com se diz, devem na medida do possível, ser acondicionados em vasilhames próprios ou latas, sobretudo, cereais, farináceos e açúcar, bem como sal, temperos e condimentos diversos, em recipientes adequados ou vidros. Os demais devem ser arrumados de maneira que facilite o acesso àqueles que se usa com mais frequência.

9. Panelas e utensílios

Sempre observando a posição conforme a frequência no uso, podem ser acomodados em armários, como as panelas, e os utensílios como conchas, colheres grandes e colheres de pau, podem ficar em gavetas ou, se preferir, penduradas na parede próxima ao fogão, o que além de pratico dá um toque bonito.

10. Livros de receitas

Os seus cadernos e/ou livros de receitas podem ser acomodados em uma gaveta próxima, e as receitas avulsas, como recortes de revista ou jornal, devem ser acomodadas em pastas e separadas pelo tipo de prato. Não convém misturar com outros objetos da cozinha para que sejam preservadas de contato com umidade e gordura.

11. Banheiros e pias

As pias devem ficar desimpedidas o que facilita a limpeza e a arrumação, logo, os produtos de beleza, escovas, bem como remédios e outros objetos podem ser acomodados em gavetas e armários. Os objetos escolhidos para ficarem sobre a pia, se de bancada, como saboneteira, e copos com escovas de dente, por exemplo, devem cumprir também uma função de decoração.

 

Leia: Como fazer para dar um toque perfumado ao banheiro


Demais objetos de uso no banheiro como pastas de dentes, algodão, xampus e cremes de cabelo, ficam melhor se organizados em recipientes do que soltos, em gavetas e armários, bem como o papel higiênico.

12. Toalhas

O ideal é usar o jogo completo, o que dá uma aparência mais organizada e bonita. Para não ter trabalho na hora da troca ou substituição, acostume-se a guardá-las juntas – banho e rosto – enroladas, o que, também acomoda melhor no armário ou gaveta.

As toalhas de banho usadas ou molhadas devem ser abertas para secagem, e se não existe lugar próprio no banheiro, faça-o na área de serviço, por exemplo.

13. Lavanderia e área de serviço

A depender do espaço de que dispõe, ela deve ter área delimitada para guardar produtos de higiene e limpeza e outro para a lavanderia, com espaço para máquina, varal para secagem, recipientes ou sacos para a roupa suja e para as recém-lavadas, e espaço para usar quando for passar as roupas, bem como um local para acomodá-las à medida em que for passando, tipo um varal.

 

Leia:

Como fazer para passar à ferro e preservar suas roupas

Como fazer para evitar erros na lavagem de roupa


Logo, os produtos devem ser acomodados em local exclusivo, de preferência em um armário, e separados dos que estão abertos e em uso, o que permite o controle de sua reserva e facilita a reposição.

Veja também: 

Dicas de Cozinha
Casa e Decoração

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.