Como fazer para reparar gavetas com problemas

Já não se fazem mais gavetas como antigamente, não é verdade? Basta dar uma olhada em um móvel antigo para ver a diferença. Não só no visual, mas, sobretudo na qualidade, firmeza e durabilidade.

Mas, fazer o que, não é verdade? Logo precisamos de algumas dicas ou macetes para dar um jeito nelas, quando ficam moles, emperradas, desmontadas ou quebradas.

Neste artigo abaixo vai encontrar estas situações e como você pode dar um jeito nelas, ou seja, reparando os defeitos das gavetas e resgatando-lhes o uso e funcionalidade.

Gavetas frouxas

As gavetas de madeira que deslizam sobre guias laterais também de madeira ficam por vezes frouxas ou emperradas  quando as guias ou as ranhuras dos lados da gaveta ficam gastas.

Tire a gaveta e meça a profundidade e a largura das ranhuras. Arranje um pedaço de madeira dura cujas dimensões sejam ligeiramente superiores às das ranhuras. 

Corte a madeira com o comprimento das calhas e aplaine-as de modo que deslizem nas ranhuras.
Leia também: Como fazer para proteger seus equipamentos da umidade com gel de sílica
Passe um lápis ao longo da parte de cima de cada uma das guias velhas para marcar a posição que tinham. Depois tire-as com cuidado, podem estar aparafusadas ou pregadas e coladas, coloque as novas usando cola PVA e para fusos de cabeça de embutir.

Se as guias que tirou estavam aparafusadas, abra furos nas guias novas de modo que os parafusos novos não entrem nos mesmos furos dos anteriores. Limpe imediatamente qualquer excesso de cola. Deixe esta secar durante 24 horas antes de voltar a colocar a gaveta.

Gaveta Emperrada

A umidade pode fazer inchar a madeira, o que leva a gaveta a emperrar. Se uma gaveta estiver completamente emperrada, deixe-a um pouco no sol e monitore para não ficar além do necessário.

Na sequência, antes de colocar tudo nos “trilhos”, passe com um pedaço de pano um pouco de cera incolor em toda a extensão dos seus trilhos, que ficam nas laterais, retire o excesso e reponha tudo no lugar.

Você pode fazer a mesma coisa usando a parafina, que encontra em casas de artesanato, o que talvez seja uma opção melhor em função do cheiro que a cera possa deixar, já que a parafina é mais neutra.

Substituição de um fundo de gaveta danificado

Tire a gaveta  dê umas pancadas ligeiras na parte de trás para fazê-la sair das juntas; use um macete ou um martelo, neste caso, coloque um pedaço de madeira sobre o fundo para proteger a superfície. Se as juntas estiverem coladas, umedeça-as com um pouco de vapor.

Retire o fundo danificado e aplique um novo pedaço de compensado ou de eucatex com as mesmas dimensões. Com uma espátula, raspe a cola velha das juntas de canto na parte de trás e nos lados. Volte a montar a parte de trás com cola PVA e deixe secar.

Sugestão

Para reparar temporariamente um fundo de gaveta rachado, ponha cola numa tira de tela firme de 5 cm de largura e aplique-a ao longo da parte de baixo da rachadura, usando cola PVA ou de contato.

Como vê, nada de tão misterioso assim, que nós mesmos não possamos fazer.
Com informações de carpintaria

Revisado em 30/06/16


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


 *

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.