Como fazer para escolher e cultivar as plantas que atraem borboletas

Um detalhe que passa despercebido para muitos amantes de plantas, e borboletas, é a destruição sistemática de todas as lagartas que surgem em seu jardim e vasos de plantas.

Claro que elas meio que detonam suas lindas folhagens, mas, se quiser, mesmo, ter um jardim tão cheio de folhagens, bem como de flores e borboletas, vai ter que aceitar o sacrifício. É, o sacrifício periódico das folhagens de suas plantas. 

É que elas, as borboletas põem seus ovos em plantas especificas, que ao eclodirem ‘soltam’ as lagartas que precisam das folhas para crescerem, virarem os tais casulos, e por fim as belas borboletas.

É claro que nem sempre tão belas assim, a depender do ponto de vista e gosto de cada um, já que de muitos casulos eclodem mariposas, geralmente nem tão coloridas assim e sem tanto charme como as borboletas, sem falar em seus hábitos noturnos.

Então, se está disposta (o) a assumir o “prejuízo”, basta escolher algumas flores que são as preferidas das borboletas que virão ao seu jardim e/ou vasos de plantas em busca do néctar e do perfume mais delicado de suas flores.

Então vejamos algumas sugestões. Se quiser dar uma olhada na “cara” das plantas e flores antes de ir à flora comprar, encontre um livro/ enciclopédia sobre flores e dê uma olhada, ou, mesmo, leve seu nome a um site de busca na internet e confira.

Lilás da China - Buddleja davidii

É um arbusto lenhoso nativo da China e de crescimento vigoroso, que pode chegar a 4 m de altura. Suas flores são perfumadas nas cores roxa, lilás ou branca. Pode ser cultivado em locais de sol pleno ou meia sombra e, geralmente, como planta isolada. Gosta de clima frio e aceita podas leves, sendo ideal para jardins amplos. 

Camarão vermelho - Justicia brandegeana

O arbusto perene é nativo do México, tem porte variável de 0,8 a 1 m e inflorescências em forma de espiga, com brácteas vermelhas e flores brancas. Seu desabrochar acontece durante praticamente o ano todo e é ideal para a formação de bordaduras ou o plantio junto a muros e paredes, a pleno sol ou meia sombra. 

Lavanda - Lavandula dentata

A lavanda ou alfazema é uma herbácea com folhas de coloração acinzentada, que chega a atingir 90 cm de altura. Com flores do tipo espiga (muito perfumadas e nas cores lilás, azul ou roxa), florescem no verão. A espécie precisa de muito sol e aprecia regiões de clima ameno. 

Show de estrelas - Penta lanceolata
 
Também conhecida como pentas ou estrela do Egito, é uma planta originária da África tropical. A herbácea perene atinge até 60 cm de altura e tem floração densa nas cores vermelha, rosa, branca ou arroxeada. Muito visitadas tanto por borboletas como por beija-flores, a show de estrelas é rústica e deve ser cultivada a pleno sol. Ficam muito bem em maciços ou junto de muros e paredes, gostam de terra bem estercada e regas constantes, mas não são indicadas para locais de clima frio, pois não toleram geadas. 

Heliotrópio - Heliotropium arborescens

Originária do Peru, a planta também chamada de chocolate pode chegar a 80 cm de altura. Suas flores roxas ou brancas, com perfume achocolatado, desabrocham no verão. É cultivada a pleno sol e vai bem em vasos com terra fertilizada. Gosta do frio e não é indicada para regiões de clima quente. 

Capitão - Zinnia peruviana L.

Também chamada de zínia ou moça velha, a planta é uma herbácea originária de vários países das Américas Central e do Sul. Com até 60 cm de altura, folhas ásperas e flores de cores variadas, a variedade vai bem a pleno sol e pode ser empregada em bordaduras e maciços, tanto em regiões de temperatura amena como em áreas tropicais. 

Flamboyânzinho - Caesalpinia pulcherrima

Considerada uma arvoreta, por atingir até 4 m, a espécie é originária das Antilhas, possui ramos eretos e delicados, alguns espinhos e flores alaranjadas, vermelhas e amarelas, que desabrocham principalmente na primavera-verão. Pode ser usada como cerca-viva ou em maciços isolados, mas também vai bem em vasos. Precisa de sol pleno, solo drenado e adubações anuais e apresenta crescimento rápido, sendo ideal para áreas amplas. 

Margarida - Chrysanthemum frutescens

As margaridas são herbáceas perenes, originárias das Ilhas Canárias. Podem chegar a 1,2 m de altura e têm flores nas cores branca, amarela ou em vários tons de rosa. Podem ser simples ou dobradas. São cultivadas a pleno sol, em solo fértil e clima frio, não sendo indicadas para regiões quentes. 

Lírio de São José - Hemerocallis x hybrida

Ou lírio de um dia é uma planta resultante do cruzamento das Hemerocallis flava e fulva, respectivamente, da Europa e da Ásia. A espécie forma um vasto grupo de herbáceas perenes com flores grandes em cores variadas. Cultivadas a pleno sol, em canteiros ricos em matéria orgânica e irrigadas periodicamente, toleram bem o frio e florescem com desenvoltura nas áreas de clima subtropical. 

Cambarazinho - Lantana camara

O arbusto, nativo do Brasil, mede entre 0,5 e 2 m e tem florescimento muito vistoso. Com flores nas cores amarela, branca, alaranjado e rosa, desabrocha praticamente o ano todo e é muito visitado por borboletas. Existe também uma variedade com folha "variegata" (folhas manchadas). É cultivado a pleno sol, é ótimo para a formação de cercas-vivas ou bordaduras junto a paredes e muros. É resistente à poda e pode ser cultivado em todo o país, resistindo até às geadas.
 .
Como vê, as opções são muitas, é só escolher as que tocam mais a você.

Com informações de Simone Sayegh/UOL

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.