Como fazer uma casinha de bonecas de madeira para as crianças

Não obstante a onda que vem acometendo a criançada de qualquer idade, mesmo aquelas que ainda nem falam, com o uso de celulares, estimular os brinquedos e brincadeiras tradicionais, ainda é uma grande iniciativa para a sua educação.

Em função disso é preciso tomar a iniciativa e propor ou propiciar oportunidades, e brinquedos, é claro, que, com certeza vão fazer a festa da criançada e jogar os celulares e eletrônicos para escanteio.

É o que propõe este pequeno projeto de uma casinha de bonecas para crianças, um espaço só seu e que vai estimulá-las a desenvolver brincadeiras outras associadas. Ela vai preservar algo de autonomia, já que vai ser feita em área afastada da casa, de preferência, no quintal, por exemplo, o que vai ser um fator adicional na curtição das crianças.

É uma estrutura de madeira com as dimensões 1,20 m de comprimento por 90 cm de largura e 1,35 m de altura, o que pode ser adaptado à vontade e/ou necessidades das crianças, o número delas, por exemplo.

Você vai precisar de:
- Madeira
- Serra tico-tico para cortar – abrir – a porta e janelas. Faça um furo inicial para a serra com a furadeira, quando for “abrir” as janelas
- Martelo
- Furadeira
- Pregos ou parafusos
- Dobradiças
- Trincos – dois para as janelas e dois para a porta
- Lona ou telha para revestimento do telhado
- Tinta e pincel
Você pode utilizar tábuas de compensado encontrada em qualquer madeireira, quando pode até já trazê-las cortadas nas dimensões exatas, já que a peça é grande e de difícil transporte para um carro convencional.

Serão duas peças, retângulos, de 1,20 por 1,05 de altura, para as laterais da casa; duas peças de 1,30 por 90 de largura, frente e fundo, sendo que estas terão a parte superior em triângulo, para que possam acomodar melhor o telhado em “duas águas” – veja imagem – além dos dois retângulos iguais que formarão o telhado.

Você pode planejar antes a divisão sobre uma placa de compensado – que tem dimensões de 2,20 m por 1,60 m – antes de ir à madeireira, para que o processo se dê com mais facilidade para quem vai cortar. Reproduza em um papel e faça “os cortes”.

Deve incluir em suas “medições” antecipadas, as janelas (2) e a porta, já que ao cortá-las em casa, elas não servirão para fazer as ditas cujas – porta e janelas – a não ser que faça uma adaptação, colocando uma moldura nas mesmas, ou seja, nas respectivas aberturas ou “buracos”.

A porta deve ter a dimensão de 1,05 m de altura por 45 cm de largura e deve ficar, exatamente, no centro da “parede”, ou seja, deixando algo em torno de 22 cm de cada lado.

As janelas, nas paredes laterais, devem 40 cm de altura por 50 cm de largura e a 30 cm do chão, de preferência no centro da parede, ou seja, algo como 35 cm da cada lado.
Então, dai é só montar, pregar tudo isso e fazer o “caixote”.

Para o telhado você vai precisar de 3 sarrafos de 1,60 cm para servir de base, nas laterias e no alto – cumieira, como se diz – onde você vai fixar as duas abas do telhado, que pode ser de policarbonato ou daquelas translúcidas e coloridas, também, de material “plástico”, tomando o cuidado para não deixar nenhuma ponta saliente de maneira que as crianças possam se machucar.

No final é só pregar a porta e as janelas com as dobradiças pequenas e trincos nas janelas, por dentro, e na porta, por fora e por dentro, pois, com certeza, as crianças vão querer fechar a casa por dentro quando estiverem brincando.

Quanto ao piso, da casinha, e a parte externa, tipo passeios, jardins etc, ficam por conta da criatividade sua e das crianças.

Agora é partir para pintar, o que deve contar com o auxílio inestimável das próprias, as proprietárias, na hora de escolher as cores. Não só na escolha das cores, mas, também, na hora de pintar, o que vai ser uma parte importante da brincadeira.

É por falar nisso, você deve incorporar as crianças no projeto desde os seus cálculos no papel entes de ir à madeireira. Deve levá-las consigo na hora da compra, e faça o máximo possível para que participem da própria construção da casa. 
 
A importância desta participação tem um valor educacional e brincacional inestimável.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações
*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.