Como fazer para cuidar e conservar o seu piso de tacos


O que bem vemos por ai, em portas de residências e enchendo ‘containers’ em portas de prédio pela cidade, é o taco. Montes de tacos que estão sendo descartados, provavelmente para darem lugar aos ‘modernos’ e não tão bons e bonitos assim, como os tacos, a grande variedade de pisos frios.

Claro que se ele, o seu piso de tacos, chega a um estado deplorável, se soltando, com você tropeçando pela casa em tacos soltos, a primeira ideia que nos vem a cabeça e trocar por um piso mais fácil de cuidar, o piso frio.

Só que, perde-se muito em conforto e beleza trocando um piso de madeira por um de ‘cimento’, logo, a saída é cuidar do seu taco para que ele permaneça muito tempo ai, bonito e aconchegante como só os pisos de madeira sabem ser.

Seguindo algumas regras dá para manter a qualidade e beleza do seu piso. Então vejamos.
O taco, como a madeira de um modo geral, não se dá muito bem com a água, logo no processo de limpeza, limite-se a usar apenas um pano úmido para ajudar na remoção da poeira e manchas eventuais.

Uma vassoura de cerdas macias e o pano úmido, pelo menos a cada dois dias em dias normais, são suficientes. Nada de usar produtos químicos, tipo desengordurantes, removedores, desinfetantes e coisas do gênero, pois podem comprometer o revestimento de resina que confere brilho e beleza ao taco. A frequência vai depende do uso do ambiente, se mais ou menos movimento.

Caso ocorra acumulo de sujeira mais pesada você deve recorrer a produtos especializados para limpeza em madeira. Encontre em lojas do ramo.

Estas dicas acima são para tacos que receberam a proteção da resina própria, mas caso o seu não tenha você deve evitar radicalmente o uso da água, mesmo os panos úmidos, molhados, pois podem gerar infiltração, escurecimento e estufamento da peça que vai começar a se soltar.

Providenciar a aplicação de resina é recomendável e oportuno, tanto por uma questão estética como de conservação do piso. Se for o seu caso, verifique em uma loja especializada e escolha o tipo de resina que melhor lhe convém, tanto como qualidade no revestimento como no tempo e complexidade de sua aplicação. Veja com o vendedor.

Um fator importante que provoca alteração no ‘visual’ do seu piso é o uso de tapetes e passarelas, o que vai provocar uma alteração na tonalidade – clareamento na parte coberta – quando o efeito, caso venha descartá-los, os tapetes e passarelas, o contraste é bem grande.

Outro ponto que deve observar é o sol. A proximidade com janelas que recebem sol direto em alguma época do ano deve ser protegida com cortinas, com blecaute, pois a luz e o calor excessivo vão, com certeza danificar as peças, deixando estes locais como verdadeiras manchas em seu piso.

Outro detalhe a considerar é a conveniência de se ‘calçar’ os móveis, sobretudo os mais pesados, com aqueles ‘pezinhos’ de feltro, para evitar que, na eventualidade de serem deslocados ou arrastados, isto não venha riscar os tacos. Seria, também, o caso dos móveis com rodinhas de metal.

É isso! Com estas regras, simples, não? Você vai garantir uma bela aparência além de vida longa a seu piso de tacos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.