Como fazer simples e fácil uma mesinha de centro

Pela imagem dá pra ver que vale à pena encarar a tarefa. Ia dizer trabalho, mas poderia vir com um sentido pejorativo, de “trabalho”, quando na realidade é um grande prazer fazer estas coisas, não é verdade?

Com um projeto acabado, eu fico “namorando” com ele por vários dias e ainda curtindo todo o processo: do projeto, ao fazer e finalmente, usar/curtir.

Você pode usar o MDF ou compensado e para o acabamento lateral use a ‘fita de borda’ que você encontra nas casas do ramo.  A mais prática é aquela que já vem com cola e é fixada com o auxilio do fero elétrico – de passar roupas – embora a outra seja ‘melhor’, mais resistente, e é fixada com a cola de contato. 
Clique na imagem para ampliar
Vai precisar de:

Madeira:
  - 2 placas de 70 x 70 x 1,9 cm,
  - 2 placas de 64 x 35 x 1,9 cm,
Tiras de borda:
  - 2 de 280 cm, para  a horizontal,
  - 4 de 35 cm,
  - Usar as rodinhas pode ser uma boa ideia.
Os cortes podem ser feitos com uma “serra tico-tico”, se esta estiver com o corte bem aprumado e reto – faça um teste antes em peça à parte – ou mesmo com um serrote amolado e que, também, esteja bem alinhado para que o corte não saia torto, o que traria problemas na hora do encaixe entre as peças.
 
Logo, um lance que deve ficar muito atento é com as medidas, que devem ser exatas, pois, do contrário as peças não se encaixam bem.

Feito os cortes exatos faça todos os testes com as proporções e encaixes precisos antes de partir para a colagem final.

Se preferir não vai precisar usar pregos ou parafusos, basta a cola, o que pouparia da tarefa de ocultar as ‘cabeças’. Se preferir dar mais firmeza, use aquelas cantoneiras de metal por baixo, as menores, para fixar melhor o tempo e com todo cuidado ao tamanho dos parafusos para não aflorarem na superfície.

Uma ideia adicional que você deve observar na hora do acabamento final, é a conveniência de fazer um revestimento especial no tampo superior para mais resistência ao desgaste e para o caso de derramar a bebida, por exemplo. 

O ideal seria aplicar como base entes do revestimento final, em verniz, uma primeira mão de poliuretano após o lixamento com granulação fina e duas camadas finas.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.