quinta-feira

Como fazer para manter a limpeza, conservação e beleza do seu estofado


Os sofás, hoje, são “pau pra toda obra”, inclusive para deleite de cães e gatos, o que vai exigir um pouco de cuidados na manutenção ou limpeza para maior conservação e durabilidade, senão beleza.

Como a poeira, sobretudo, costuma se entranhar no tecido, quanto mais frequentes forem às vezes em que passar o aspirador de pó sobre eles, mais fácil vai ser manter a sua limpeza, por isso não deve vacilar neste aspecto. Os aspiradores de pó têm acessórios que permitem aspirar nos cantos de acesso mais difícil.

Em caso de acidentes – tipo café, leite ou outro alimento – a limpeza deve ser feita na hora, o que aumentam as chances de um bom resultado. Antes de usar qualquer produto nesse processo, leia as especificações e instruções na embalagem para se certificar se é o mais adequado. Mesmo assim, faça o teste em uma parte “oculta” do sofá e observe o resultado antes de usar na parte afetada ou suja.

Leia também:

Como fazer para combater os ácaros em casa

Os produtos de limpeza mais adequados são aqueles, tipo tira-manchas a seco, já que os líquidos penetram e encharcam o tecido e o estofamento. O tira-manchas convencional dissolve a gordura – se for caso, do café e leite – e a aplicação posterior de talco ajuda no processo. Retire o talco depois com uma escova. Isso pode ser feito, também na limpeza de carpetes.

Se a forração de seu estofado for removível, lave-a a seco ou com água, e a depender do comprometimento consulte um tintureiro, por exemplo, sobre o produto mais indicado, já que um erro pode levar a desbotar ou encolher.

Se o revestimento é de couro ou vinil utilize produtos específicos para isso encontrados no mercado, como aqueles utilizados em bancos ou estofamentos de automóveis.

Em caso de tecido impermeabilizado ou sintético – plástico – uma manutenção comum e cuidadosa dará um bom resultado. Evite o excesso de uso da força ou de abrasivos para não desgastar, manchar ou estragar.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
* 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.