domingo

Como fazer para ganhar mais eficiência e resultados em seus estudos

Estudar com eficiência e resultado nem sempre significa volume de trabalho, tempo de estudo, já que a forma, o método ou ‘o jeito’ podem levar a melhores resultados do que simplesmente ampliar o número de horas dedicadas.

Logo, eliminar algumas ‘coisinhas’ e/ou procedimentos bem como incorporar outros podem levá-lo (a) a esta eficiência da qual falamos acima.

A ideia de estudar para aprender nem sempre é a regra, já que muita gente só o faz em função do resultado, ou seja, boas notas, mas o fato de conseguir ‘desenvolver algum gosto pelo aprendizado em si vai trazer como consequência natural, e mais efetiva, os bons resultados, ou as boas notas.

É o que vai conferir nas dicas abaixo, um ‘jeito’ de otimizar os procedimentos para que seus estudos sejam os mais efetivos possível tanto no item aprendizado como nas boas notas.
Saiba a razão de estar estudando.
Para motivar o esforço do estudo, é importante ter clareza do que se pretende alcançar com ele. Eu estudo para aprender, outras pessoas estudam para conseguir nota para aprovação ou mesmo para conseguir uma nota melhor que a de outros participantes de algum certame. Ter clareza disso ajuda a vencer a tentação de deixar para amanhã ou desistir de algum tópico mais chato.
Leia também: 
Como fazer para entender o que você quiser. Garante um Premio Nobel de Física 
Como fazer para você parar de enrolar e estudar de verdade 
Como fazer para conhecer e usar dicas definitivas para você escrever melhor 
Como fazer para retornar, ou construir, o prazeroso hábito da leitura
Escolha e adeque seu ambiente.

Se você vai estudar fazendo uso de um computador ou de um smartphone, ao menos desative os programas de mensagens e as redes sociais. Não estude em um local que sua mente associa ao lazer ou ao descanso (as associações que o cérebro faz podem ser muito úteis ao estudo, mas neste caso são um inimigo perigoso), nem em um local desconfortável, barulhento ou mal iluminado. Estude com música, se desejar: se a música não lhe distrair, ela pode ativar mecanismos de memorização positivos, do tipo "essa eu lembro, quando vi esse capítulo estava tocando uma música do Nirvana".

Estudar é mais do que ler.

Leia o material sim, tantas vezes quantas forem necessárias para um entendimento abrangente e com a profundidade desejada. Mas não pare na leitura: resolva exercícios com consulta, depois sem consulta, identifique e corrija seus erros, e produza (sem consulta) uma lista estruturada dos títulos dos principais tópicos do material, para ter certeza de que consegue lembrar deles mesmo sem contar com alguma pista que venha a (não) ser dada pelo texto da prova.

Não memorize, entenda.

Para algumas coisas, como os nomes dos afluentes do Rio Amazonas, não há alternativa além da memorização. Mas a maior parte do conhecimento relevante pode ser compreendido, e não apenas memorizado. A grande vantagem da compreensão, em relação à memorização, é que geralmente o conteúdo pode ser lembrado sem grande esforço na hora em que for demandado.

Continue lendo, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.