quinta-feira

Como fazer para reparar gavetas frouxas, emperradas e quebradas

Embora as gavetas em sua maioria hoje venham com ‘trilhos’ laterais de metal, muitos móveis, sobretudo de madeira maciça e/ou mais antigos, continuam com as gavetas correndo sobre ‘trilhos’ de madeira.

Enquanto as gavetas que correm sobre ‘trilhos de metal’, na maioria das vezes em que apresentam problemas costumam ser substituídas, ou melhor, o móvel, já as que correm sobre ‘trilhos de madeira’ são facilmente reparáveis.

É quando ficam frouxas ou emperradas em função de umidade ou do desgaste das guias ou ‘trilhos’.

A ideia é trocar. É isso, trocar as guias que estão gastas. Providencie madeira dura com dimensões adequadas para que possa fazer outra ‘peça’. As medidas exatas você tira na própria gaveta. Depois de cortadas, use a plaina e se necessário uma lixa grossa para conseguir as medidas perfeitas.

Feito isso, retire os ‘trilhos’ ou as guias velhas que estavam apresentando problema. Confira antes se vai ser necessário. Quando retirar, marque com lápis a sua posição exata para repor a nova guia.
Leia também: 
 - Como fazer um gaveteiro simples e fácil reutilizando gavetas descartadas 
 - Como fazer um gaveteiro original reaproveitando gavetas descartadas 
 - Como fazer para colar e reparar adequadamente móveis de madeira 
 - Como fazer para remover arranhões ou riscos das mesas de madeira 
 - Como fazer para recuperar pequenos danos em seu móvel de compensado 
Verifique o tipo de fixação, se parafusos, pregos e/ou cola. Ao abrir os furos para a guia nova, tome o cuidado para que os furos dos parafusos fiquem ligeiramente ao lado dos anteriores para garantirem a fixação. Verifique e limpe qualquer vestígio de cola que tenha escorrido e aguarde 24 horas para repor a gaveta.

Se a gaveta estiver emperrada, deve ser um inchaço da madeira em função de umidade. Retire-a e coloque-a ao sol pra que seque. Caso continue a emperrar, use lixa grossa e desgaste nas partes que estão ‘pegando’. Em seguida esfregue vela – parafina – ou sabão, nestas partes para lubrificar.

Outra situação que pode influenciar, também, na mobilidade das gavetas, é problema em um fundo de gavetas danificado. Tente repará-lo, mas se o estrago for grande, a solução é substituir.

Retire o fundo de compensado/eucatex fazendo-o deslizar para trás. Use uma espátula para ‘soltar’ algum ponto que ainda esteja colado. Feito isso use-o para tirar as medidas do novo.

Com a peça nova, use a espátula para retirar todo vestígio de cola velha e o reponha usando cola de PVA. Limpe a cola que escorrer. Daí é só deixar secar e repor a gaveta.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.