Como fazer para organizar a velha bagunça em casa ou no trabalho


Não há quem não tenha ou conviva com certa bagunça, sobretudo em casa, embora não raro no trabalho. Tem gente que garante que a própria é a tal “bagunça organizada”, e que não compromete ou atrapalha o seu desempenho. Entretanto, tirando estes seres especiais, a verdade é que a velha bagunça atrapalha, mesmo.

Nesta relação abaixo você vai encontrar algumas boas dicas que vão ajudar você administrar a sua. Dê uma olhada!

Se você não sabe por onde começar, pegue um saco de lixo dos grandes ou caixas de papelão e vá recolhendo tudo que está espalhado ou guardado aleatoriamente, e a partir daí, selecione aquilo que vai ser descartado e o que vai ser mantido.

Feito isso, uma atitude ecologicamente mais adequada é depois que separar o que for ser descartado, distribuí-los por outros sacos conforme a natureza do que vai desfazer, se plástico, papel, vidro, metal etc., pois, mesmo que não haja uma coleta seletiva em sua cidade, isso vai facilitar a vida de quem ainda vive de vender produtos reciclados retirados dos lixões.

Os papeis devem ser separados por assunto e acondicionados em pastas onde deve colocar uma etiqueta identificando o conteúdo, o que vai facilitar localizá-los quando precisar. Isso, mesmo em casa e/ou onde mantém um “Home Office” ou coisa do gênero.

Outra forma de separá-los, mesmo dentro das pastas é utilizar os clipes tradicionais, ou mesmo outro modelo que já pode ser encontrado em papelarias, que prende uma quantidade maior de papeis e com mais firmeza e segurança. Veja imagem ao lado.

Se coleciona, mesmo informalmente, algum objeto, a depender do que seja, arrume ou exponha tudo em uma estante, o que vai facilitar o seu manuseio, cuidado, limpeza e a sua própria curtição em ter por perto e observar os objetos que gosta. Eu tenho varias coleções e tento mantê-las organizadas e bem perto, inclusive mantenho algumas peças no local de trabalho.

Um item interessante é aquele dos pequenos objetos de uso pessoal que utiliza sempre, bem como aqueles que leva quando sai de casa (chaves, celular, carteira, óculos, etc.), ou os que costuma utilizar na sala de TV (controles, cadernos de anotação, caneta, óculos, etc.) que nos fazem perder tempo e paciência ao sairmos catando pela casa quando precisamos. Veja uma boa idéia de como organizar, aqui.

Se você tem ferramentas, a depender da quantidade, uma boa idéia é fazer uma caixa – veja aqui como fazer – o que vai facilitar o seu acesso quando precisar, bem como deslocá-las para algum local da casa onde precise usá-las ou fazer algum conserto.

Livros, é claro, devem ter um lugar na estante, e as revistas selecionadas por tipo e/ou assunto e arrumadas na estante o que vai facilitar o seu acesso quando necessário.

Outra área meio caótica é o computador. Quase sempre vamos “salvando” todo tipo de arquivos, textos, imagens e vídeos e penamos depois para encontrar alguma coisa. Mas, é possível dar um trato também ai. Clique aqui e veja um passo a passo de como fazer isso.

Uma idéia básica e fundamental para administrar tudo isso, é adquirir o hábito de retornar ao seu local original, todo e qualquer objeto que tenha sido retirado por uso ou outro motivo qualquer. Não depois, mas, na hora, logo após o uso.

 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.